Recursos e estratégias em baixa tecnologia para aluno
com TGD
Os recursos selecionados
a seguir são para crianças de 5 a
12 anos com TGD/TEA, esses recursos são utilizados em sala de aula comum, na
própria casa do aluno e sala de AEE.
Para discutirmos o assunto acima citado começaremos com o conceito de Tecnologia
Assistiva: é um
termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou
ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente
promover Vida Independente e Inclusão.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento
ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado
para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com
deficiência. Os Serviços são definidos como aqueles
que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou
usar os recursos acima definidos.
·
Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
A seguir alguns
recursos que podem ser usados para alunos com TGD
RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA:
Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser
construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras,
frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as
possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas
pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai
olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação
dependendo de sua condição motora.
Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser
dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico
colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma
lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a
resposta desejada.
Avental - é um avental confeccionado em tecido que
facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo
parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as
palavras e a criança responde através do olhar.
Comunicador em forma de
relógio - o comunicador é um recurso que possibilita o
indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma
dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a
pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador.
As intervenções que o professor de AEE
pode realizar dentre as atividades selecionadas será de acordo com a necessidade
do aluno, a comunicação é um dos problemas ao avaliar
o desempenho de crianças com TGD/TA, podemos considerar os aspectos da compreensão
da língua oral, expressão oral através das pranchas de comunicação e do avental.
Há basicamente seis (6) áreas em que
trabalhamos a fim de se estimular e avaliar cada competência. São elas:
Socialização, Linguagem (Emissão e Compreensão), Cognição, Cuidados Próprios,
Motricidade. A seguir farei uma exposição dos Materiais Pedagógicos utilizados
para desenvolvimento das habilidades dos alunos com TGD.
Atividade 1: Como Estou hoje?
O aluno pode demonstrar através de
cartões como está se sentindo: Irritado, Alegre, Triste, Surpreso.
Atividade 2: Pareamento de letras à vista de uma figura
conhecida
3. Atividade: Conceito Matemático: Grande X Pequeno
A
aprendizagem de Autistas se dá através de uma abordagem vivencial. Todos
os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula,
no parque, em casa, sempre haverá o que ser usado como objetos de aprendizagem.
Na Escola, primeiro exploramos a própria sala de aula depois os demais
ambientes. Devemos dar importância ao que mais agrada a criança para se iniciar
um trabalho de adaptação/familiarização professor X aluno.
Referências
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html
Acessado em 15 de maio de 2014 as 16:00h.
https://www.google.com.br/search?q=tecnologia+assistiva+Avental&hl=pt.
Acessado em 16 de maio de 2014 as 16:40h.
http://claudiaduartecee.blogspot.com.br/.
Acessado em 16 de maio de 2014 as 20:00h.
Boa Noite Francisca Veras!!!!!Mais uma vez estou dando uma passadinha para curtir suas postagens,suas sugestões estão ótimas e bem diferenciadas....Abração!
ResponderExcluirBoa noite amiga, vejo que nas suas postagens você é muito enfática nas escolhas das atividades e essas são muito ricas e possibilita aos professores apoiar os alunos com alegria e entusiasmo, sem estresse. A cada dia sinto que podemos fazer a diferença com nossos alunos. Muito boas suas sugestõesa.
ResponderExcluirFrancisca, você contemplou muito bem os tipos de recursos de comunicação alternativa, e o mais interessante é que são recursos de baixo custo e que podem ser confeccionados pelo professor de AEE. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirFrancisca,percebemos o quanto são ricas e diversas as formas de auxiliarmos nossos alunos com e sem TEA, ao usar os recursos de baixa tecnologia ,proporcionamos diferentes maneiras de comunicação ,auxiliando os alunos em seu desenvolvimento.Parabéns pelas sugestões...
ResponderExcluirFrancisca Feras,adorei o seu blog principalmente sobre as pranchas de comunicação a qual é muito fácil de confeccionar e trabalhar com o aluno que apresenta autismo,pois a mesma ajuda desenvolver um canal de comunicação.
ResponderExcluir