Pranchas de comunicação
As pranchas de comunicação
podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas,
palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar
as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas
pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai
olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação
dependendo de sua condição motora.
Eye-gaze
Pranchas
de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um
suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode
apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de
sua cabeça, iluminando a resposta desejada
Para a confecção de recursos de comunicação
alternativa como cartões de comunicação e pranchas de comunicação são
utilizados os sistemas de símbolos gráficos, que são uma coleção de imagens
gráficas que apresentam características comuns entre si e foram criados para
responder a diferentes exigências ou necessidades dos usuários.
Existem diferentes sistemas simbólicos, sendo
os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.
A área da tecnologia assistiva que se destina
especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação
Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a
pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade
comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e,
neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de
comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais
podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos,
necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim,
não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou
apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação
necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o
repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são
organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação,
pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o
próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma
ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada
pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em
consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
Pranchas
de letras são indicadas para o aluno que escolhe, letra a letra, enquanto um
colega, ou o professor realiza o registro da escrita. Quando o aluno não
consegue apontar a letra, alguém faz por ele o apontamento (varredura das
letras). Para escolher a letra, o aluno emite um som, pisca ou faz qualquer
outro sinal que possa ser compreendido como a seleção da letra a ser escrita.
Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".
As pranchas de letras e de comunicação podem ser aplicadas para os alunos com paralisia cerebral ou outros tipos
de necessidades. Através desse recurso o aluno pode apontar para a letra,
símbolo ou palavra que necessita para que aconteça a comunicação, serve para
demonstrar os desejos e as insatisfações do estudante, por isso é importante
que contenha palavras de uso cotidiano. Desenvolvendo a leitura a escrita e a
socialização.
Francisca, concordo quando diz que as pranchas são recursos que ampliam a comunicação do aluno que não pode falar ou tem dificuldade de linguagem; e o mais interessante é que podem ser utilizadas para outras deficiências, estimulando assim várias habilidades. Parabéns pela sugestão!
ResponderExcluirMuito obrigada!!
ExcluirAs pranchas de comunicação ampliam as possibilidades de interação com os demais, pois qdo o aluno sabe que é compreendido,sente-se mais confiante a expor suas idéias, a participr mais.Nao podemos esquecer que o sistema de simbolos escolhido para a confecção das pranchas deve ser o mesmo em todos os ambientes onde for usa-las.
ResponderExcluirBoa noite, Francisca Veras! O quanto relevante suas sugestões para aplicarmos em um plano de AEE, com o objetivo de ampliar a comunicação.
ResponderExcluir