domingo, 1 de setembro de 2013

Pranchas de comunicação

  As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
  Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.

Eye-gaze
  Pranchas de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada

 Para a confecção de recursos de comunicação alternativa como cartões de comunicação e pranchas de comunicação são utilizados os sistemas de símbolos gráficos, que são uma coleção de imagens gráficas que apresentam características comuns entre si e foram criados para responder a diferentes exigências ou necessidades dos usuários.
  Existem diferentes sistemas simbólicos, sendo os mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.

  A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
  A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.

  Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
Pranchas de letras

  Pranchas de letras são indicadas para o aluno que escolhe, letra a letra, enquanto um colega, ou o professor realiza o registro da escrita. Quando o aluno não consegue apontar a letra, alguém faz por ele o apontamento (varredura das letras). Para escolher a letra, o aluno emite um som, pisca ou faz qualquer outro sinal que possa ser compreendido como a seleção da letra a ser escrita.


       
    Descrição de imagem:
Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".


     As pranchas de letras e de comunicação podem ser aplicadas para os alunos com paralisia cerebral ou outros tipos de necessidades. Através desse recurso o aluno pode apontar para a letra, símbolo ou palavra que necessita para que aconteça a comunicação, serve para demonstrar os desejos e as insatisfações do estudante, por isso é importante que contenha palavras de uso cotidiano. Desenvolvendo a leitura a escrita e a socialização.

4 comentários:

  1. Francisca, concordo quando diz que as pranchas são recursos que ampliam a comunicação do aluno que não pode falar ou tem dificuldade de linguagem; e o mais interessante é que podem ser utilizadas para outras deficiências, estimulando assim várias habilidades. Parabéns pela sugestão!

    ResponderExcluir
  2. As pranchas de comunicação ampliam as possibilidades de interação com os demais, pois qdo o aluno sabe que é compreendido,sente-se mais confiante a expor suas idéias, a participr mais.Nao podemos esquecer que o sistema de simbolos escolhido para a confecção das pranchas deve ser o mesmo em todos os ambientes onde for usa-las.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Francisca Veras! O quanto relevante suas sugestões para aplicarmos em um plano de AEE, com o objetivo de ampliar a comunicação.

    ResponderExcluir