PESQUISA SOBRE A
INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Francisca Veras da Silva
Número da Turma: 6
Estado / Município Polo: Teresina-Piauí
Estado / Município Abrangência: Altos-Piauí
Nome da Escola: U.E.Modestina Monte
Estado / Município da Escola: Altos
Data(s) da
realização da pesquisa: 07/05/2013
DADOS SOBRE O
MUNICÍPIO
1. Quantas salas de recursos
multifuncionais existem em seu Município?
1.( )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais que 5.( x) Quantas? ___6__
|
2. Este número é suficiente para
atender à demanda?
Sim ( ).
Não (x ).
Quantas salas faltam? ___3________
3. Em média,
quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu
Município?
Menos de 10.
|
( )
|
|
Entre 10 e 20.
|
( x )
|
|
Mais de 20.
|
( )
|
Quantos? ____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
· A
formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física,
entre outras).
|
( x )
|
· A
formação do professor específica para o AEE.
|
( )
|
· A
demanda de alunos.
|
(x)
|
· Outros. Especifique:
__________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A
ESCOLA SELECIONADA
Rede Municipal.
|
( x )
|
Rede Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na
tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada
linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na
Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO
USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
São usados nas SRM
|
Não são usados nas SRM
|
||
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
x
|
||||
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
x
|
||||
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
x
|
||||
Tesoura
mola
|
x
|
||||
Alfabeto
móvel em vários tamanhos e materiais
|
x
|
x
|
|||
Plano
inclinado
|
x
|
||||
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
x
|
x
|
|||
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
x
|
||||
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
x
|
||||
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
x
|
||||
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
x
|
||||
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
x
|
||||
Teclados
virtuais com varredura
|
x
|
||||
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
x
|
||||
Colméia
de acrílico para teclado
|
x
|
x
|
|||
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
x
|
||||
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
x
|
||||
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
x
|
||||
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
|||||
Monitor
de tela de toque
|
x
|
||||
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
x
|
||||
Software
leitor de tela
|
x
|
||||
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
x
|
||||
Software
para ampliação de tela
|
x
|
||||
Reglete
|
x
|
||||
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
x
|
||||
Caderno
para escrita ampliada
|
x
|
||||
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
x
|
||||
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
||||
Lupa
eletrônica
|
x
|
||||
Guia
para assinatura
|
x
|
||||
Máquina
de escrever em Braille
|
x
|
||||
Impressora
Braille
|
x
|
||||
Sorobã
|
x
|
||||
Calculadora
com retorno auditivo
|
x
|
||||
Bengalas
dobráveis
|
x
|
||||
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
x
|
||||
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
x
|
||||
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
x
|
||||
Sistema
FM
|
|||||
CDs
ou softwares em libras e português
|
x
|
||||
Dicionário
em libras
|
x
|
||||
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
x
|
7. Quais são as
ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa?
Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.
· Oferece
o AEE.
|
( x )
|
· Promove
formação continuada de professores de AEE.
|
(x )
|
· Promove
formação continuada de professores da sala de aula comum.
|
( x )
|
· Oportuniza
acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
|
(x )
|
· Orienta
as famílias.
|
( x )
|
· Estabelece
parceria com outros setores na comunidade.
|
( )
|
· Outras. Especifique:
|
( )
|
8. Em relação aos alunos que frequentam
a sala de recursos multifuncionais:
· Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 18
· Quantos são de outras escolas? 01
9. No projeto
político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a
oferta do AEE?
Sim ( ). De que forma?
___________________________________________________________________________________________________________________________
Não ( x ). Por
quê? Porque quando o PPP foi feito a sala do AEE ainda não tinha sido
projetada.
10. Indique quais
adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada
para a pesquisa. Assinalar:
1:
para as ações que já foram realizadas
2:
para as ações que estão em andamento
3:
para as ações que ainda serão realizadas
X:
Caso não identifique nenhuma adequação
· Construção
ou adequação de rampas.
|
(1)
|
· Adequação
de banheiros.
|
(1)
|
· Sinalização sonora.
|
( )
|
· Alargamento
de portas.
|
( )
|
· Sinalização
visual.
|
( )
|
· Sinalização
tátil.
|
( )
|
· Nenhuma
adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
____________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
O profissional
promove o atendimento e o a acompanhamento das crianças envolvidas no processo
12. O AEE contribuiu para a melhoria do
desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não( ). Porque?____________________________________________________________________________________________________________________
Sim ( x ). Em
que? No desenvolvimento cognitivo e social do aluno.
13. Como o
Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que
ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Ambos os
professores se encontram mensalmente para planejar juntos as ações a serem
desenvolvidas no decorrer do mês.
14. Qual a participação da família no
AEE na escola selecionada para a pesquisa?
A família de alguns
alunos são presentes no processo de aprendizagem, já o restante e muito ausente.
15. Em que período os alunos frequentam
a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
· No
período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
|
( x )
|
· No
mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
16. Outras
observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Resposta: A escola
ainda precisa de muitos materiais e recursos para um melhor atendimento as
necessidades dos alunos.
Adorei o seu blog, foi muito criativa ao postar a pesquisa do aee informado para todos os leitores sobre os dados coletados do Atendimento Educacional Especializado do seu município e principalmente os vídeos.
ResponderExcluirObrigada Celia...bju
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